Em Lisboa, a maioria da população são mulheres e a CDU promoveu um encontro para falar sobre as questões de igualdade, o que existe e o que desejamos que seja concretizado.
O encontro realizou-se numa sala repleta para ouvir o candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa, João Ferreira e as candidatas da CDU, Sofia Lisboa, candidata à Presidência da Assembleia Municipal de Lisboa, Raquel Ribeiro, candidata à CML e Joana Silva, candidata à AML.
As listas da CDU na Cidade de Lisboa, aos órgãos municipais e de freguesia, vão muito para lá das quotas da paridade e são as mulheres que fazem parte desta candidatura, são mulheres que vivem do seu trabalho que conhecem as entranhas da Cidade, são elas quem, verdadeiramente, defendem as mulheres trabalhadoras.
Para a CDU, não basta falar de igualdade é preciso uma política transformadora em que a igualdade seja uma realidade para isso as propostas são muito claras:
- Promover, em articulação com o movimento associativo, um conjunto de acções formativas e informativas pela afirmação da participação em igualdade das mulheres, em todas as áreas da vida da cidade.
- Incluir a garantia do acesso das mulheres à saúde, à habitação, à educação, a uma rede pública de respostas sociais, ao trabalho com direitos e a salários dignos, articulando entidades e organizações nacionais e locais, na revisão do Plano Municipal para a Igualdade de Género.
- Dinamizar a actividade do Conselho Municipal para a Igualdade, incentivar à participação e dignificar o papel das associações de defesa dos direitos das mulheres.
- Dar continuidade à Estratégia Municipal de Intervenção na área da Prostituição, proposta pelo PCP e aprovada em 2018, apresentando o Plano previsto e implementando a Plataforma de intervenção na área da prostituição, continuando a afirmação de Lisboa como uma cidade empenhada na rejeição da exploração na prostituição, bem como de todas as formas de violência.










