Maria de Lurdes Pinheiro, candidata da CDU à Presidência da Junta e Ana Jara, 2ª candidata da CDU à Câmara Municipal de Lisboa intervieram nesta iniciativa.
“Com esta nossa lista, a população passa a ter a possibilidade de, com o seu voto, contribuir para que mude – e para melhor – a maneira como a Junta vai actuar nos próximos quatro anos.
É esta a altura de olhar para trás e confrontar os compromissos com o trabalho feito. É altura de olhar para as necessidades da freguesia e para a resposta que foi dada pela Junta, quer no que é sua competência, quer na pressão junto da Câmara e do Governo. ..”
“Os problemas de habitação são dos mais graves, aqui no bairro e na freguesia, como no resto do País. Nesta matéria, o nosso Programa Eleitoral assinala a necessidade de outra política de habitação a nível nacional e avança propostas.
Vamos reivindicar a prévia audição da Junta de Freguesia sobre projectos que comprometam o património dos bairros.
Vamos defender medidas eficazes para estancar a saída de moradores e atrair novos.
Vamos exigir da CML que não venda edifícios municipais, mas que os recupere para habitação pública a custo acessíveis. E têm de ser custos acessíveis, não os «custos moderados» de que o Governo está agora a falar.
Devem ser recuperados os prédios municipais, incluindo os que estão emparedados. Os prédios no Largo de São Miguel e na Rua de São Miguel têm de ser reconstruidos para habitação acessível, em vez da ruína que a Câmara lá deixou.
Estaremos sempre ao lado da população pela revogação da «Lei dos Despejos» e no combate à especulação imobiliária.
Vamos lutar por mais segurança, mais e melhores transportes. Como é que isso se faz?
Pode-se começar por reforçar a rede e a frequência dos transportes públicos, as carreiras dos eléctricos 12 e 28 e dos autocarros, com mais autocarros dos mais pequenos.
É possível criar um plano de segurança para a circulação pedonal, inserir faixas de piso antiderrapante, reforçar o número de corrimãos em escadarias e ruas inclinadas, dar prioridade às pessoas com mobilidade condicionada nos elevadores públicos
É preciso tratar melhor o Espaço Público.
Devem ser feitas com prontidão as reparações nos equipamentos e nos passeios, há que melhorar a iluminação pública, garantir a manutenção de todo o arvoredo.
Nas praças e jardins deve-se criar e manter uma rede de bebedouros públicos, construir mais espaços de lazer com arvoredo e “amigos das crianças”. Pode-se alargar o horário dos parques infantis.
Temos de exigir à CML a efectiva fiscalização dos níveis de poluição e de ruído do terminal de cruzeiros, e também a aprovação e aplicação de regulamentos do uso de bicicletas, trotinetas e tuk-tukes.
Mais do que críticas e desabafos, é preciso dedicar dinheiro e trabalhadores à limpeza das ruas, é preciso retomar as campanhas de sensibilização.
É preciso dar resposta pronta, quando há falta de iluminação.
Não podemos ser indiferentes às condições de vida da grande maioria da nossa população.
Nós estamos na rua, falamos com as pessoas, procuramos mostrar as causas dos problemas e o que pode ser feito para a sua resolução.
Com a CDU mais forte e com as pessoas a participarem mais, poderemos fazer ainda mais em defesa dos interesses dos moradores e dos comerciantes.
Com mais votos na CDU, com mais eleitos da CDU, ganha a freguesia de Santa Maria Maior e ganha a população.








