Com a CDU, Lisboa, cidade dos imigrantes

A CDU esteve no Martim Moniz e Benformoso junto da comunidade imigrante. Esta é uma acção regular da actividade dos eleitos e activistas da CDU. Foi com grande receptividade e alegria que os imigrantes receberam as propostas da CDU, não só para esta zona mas para as comunidades imigrantes em toda a cidade.

A CDU propõe:

  1. Criar um Centro Vocacionado para a Informação e acompanhamento de Imigrantes – “Embaixada Solidária” – , para a sua inserção no mercado de trabalho e na comunidade, que divulgue e apoie as acções de aquisição de competências profissionais e linguísticas em colaboração com outras instituições, e que seja veículo de informação e esclarecimento acerca dos seus direitos e deveres (laborais, cívicos, de saúde e de segurança social).
  2. Reforçar a oferta de cursos de iniciação à língua portuguesa para imigrantes, nas escolas, associações e bibliotecas, adaptados a níveis e horários pós-laborais.
  3. Criar um Programa Municipal tendo como destinatários professores, auxiliares de acção educativa, assistentes operacionais e técnicos municipais para a formação da comunidade educativa em questões de migrações e interculturalidade e de combate à discriminação, discursos de ódio e racismo.
  4. Dignificar a actividade do Conselho Municipal para a Interculturalidade e Cidadania.
  5. Apoiar a instalação de sedes para as várias associações de imigrantes.
  6. Promover eventos e encontros interculturais, que ajudem a aproximação entre comunidades de diferentes nacionalidades.