Belém. A CDU conhece todos os palmos e os problemas da freguesia

A jornada eleitoral da CDU de sexta-feira teve como tema forte a habitação. Começou de manhã na Freguesia de Belém, com uma declaração em que João Ferreira, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Lisboa (CML), acompanhado por Josué Caldeira, cabeça de lista da coligação à Assembleia de Freguesia de Belém, destacaram a importância da proposta da CDU para o Alto de Restelo, que fez com que fossem construídos 500 fogos com arrendamento a preços acessíveis, de responsabilidade totalmente pública, em vez de terem sido construídos, como o executivo da CML defendia inicialmente, por privados que ficariam com 30% das habitações para especular. A acção da CDU também permitiu alterações urbanas, nessa construção, que estabelecem uma maior compatibilidade entre o edificado, os estacionamentos necessários, os espaços verdes e a construção de equipamentos públicos.

Depois dessa declaração, a comitiva da CDU teve uma acção de contacto com os fregueses e comércio local. Os eleitos da CDU fazem este tipo de contactos várias vezes ao longo do mandato, o que lhes permite conhecer os comerciantes pelo nome, e abordarem com eles alguns dos problemas que ainda não foram resolvidos, nem pela junta de freguesia, nem pela câmara.

João Ferreira e Josué Caldeira escutaram várias sugestões de fregueses abordando questões como a segurança, a manutenção do espaço público e a necessidade da Junta de Freguesia de Belém responder atempadamente às queixas dos fregueses.

Durante esta acção vários dos moradores, comerciantes e trabalhadores manifestaram agrado pela acção da CDU na freguesia e na CML, mesmo quando declaravam não serem eleitores habituais da coligação entre comunistas e ecologistas.

Divulga e partilha