A CDU realizou no Jardim de São Pedro de Alcântara o “Sunset da Juventude CDU”, uma iniciativa política que afirma que também pela festa e convívio é possível ajudar a construir uma cidade viva, justa bela e democrática.
Durante o início da noite, centenas de jovens, que ocupavam o miradouro, escutaram as intervenções de Gonçalo Francisco, candidato da à Câmara Municipal de Lisboa (CML) e de João Ferreira, seguidas das actuações de GDM, rapper nascido em Goiás, no interior do Brasil, e de Violet, que lançou o seu álbum de estreia em 2019, a que se seguiu outro, já este ano, acompanhado pelo seu sexto EP a solo. É natural de Lisboa, e tem na música de dança, na electrónica, techno, experimental techno, club, house o seu habitat natural.
Na sua intervenção, Gonçalo Francisco mostrou que uma cidade onde quem manda é o mercado e a especulação não é uma cidade para jovens. E que nestas duas últimas décadas o poder político que manda na cidade, em vez de construir casas e dar perspectivas de trabalho e de vida à juventude, apenas produziu precariedade e a expulsão dos jovens de Lisboa.
João Ferreira mostrou que há um caminho para reverter a situação actual, e que esse caminho passa por dar a palavra aos jovens, torná-los ainda mais actores políticos da resolução dos problemas da cidade; de modo a que seja possível, com uma CML que os valorize, repor o pelouro da Juventude e criar estruturas democráticas que multipliquem a participação dos jovens na vida da cidade.