Penha de França. CDU defende a cultura e quem nela trabalha

João Ferreira, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e Idália Tiago, candidata da CDU à presidência da Junta de Freguesia de Penha de França, estiveram em duas acções de campanha nesta freguesia.

Durante o início da tarde os candidatos deram a conhecer as propostas e candidatos para a cidade de Lisboa e para a Freguesia da Penha de França. Dialogaram com fregueses, comerciantes locais e taxistas. Ouviram queixas sobre a degradação do espaço público, a falta de limpeza das ruas, a cada vez maior dificuldade das pessoas conseguirem uma casa na freguesia, e protestos sobre a falta de regulamentação dos motoristas de ubers e similares, em comparação com os taxistas.

No final da tarde, a CDU realizou uma conversa sobre o direito à cultura, com a participação de artistas, produtores, sindicalistas e mais gente do sector.

Na intervenção inicial, Sérgio Machado Letria, editor, produtor e gestor cultural e membro da lista da CDU à freguesia, denunciou a situação de precariedade total que vivem a maior parte daqueles que fazem a cultura e a importância que esta tem para construir uma sociedade democrática, instruída e mais justa.

Idália Tiago, falou da necessidade de a nível da freguesia se apoiar as muitas pessoas e estruturas plurais e diversas que fazem actividade cultural em vez de gastar os dinheiros públicos numa “cultura” de fachada, propaganda e espectáculos esporádicos.

João Ferreira defendeu que só há direito à cidade e uma Lisboa melhor se for garantido o direito à fruição cultural e a criação de estruturas e de políticas que permitam apoiar e dinamizar aqueles que produzem a cultura.