CDU. A importância da luta pela igualdade das mulheres no direito à cidade

João Ferreira e a cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal, Leonor Moniz Pereira, estiveram presentes num encontro de mulheres em defesa da igualdade, no âmbito da campanha eleitoral das eleições autárquicas, que se realizou na Quinta das Conchas.

A iniciativa foi apresentada por Sónia Costa, candidata da CDU à presidência da Junta de Freguesia de Santo António, que sublinhou que um dado fundamental na luta pela igualdade entre homens e mulheres está na participação política e que nesse campo a CDU dá o exemplo.

“Nas listas que a CDU apresenta às 24 freguesias de Lisboa, 50% são mulheres, e estas encabeçam 11 listas. Temos duas mulheres a encabeçar a lista à Assembleia Municipal e a segunda candidata na lista da CML. Todos os candidatos da CDU, homens e mulheres, materializam um projecto alternativo para Lisboa, em que há também propostas que têm em vista promover uma maior igualdade entre homens e mulheres”.

Na sua intervenção, Leonor Moniz Pereira relembrou o muito que significou para as mulheres portuguesas a libertação conquistada com a revolução dos cravos, mas também o muito caminho que ainda é necessário percorrer.

“Embora tenhamos alcançado uma mudança radical com a revolução – antes apenas 19% das mulheres trabalhavam fora de casa e ganhavam menos 40% que os homens, as mulheres ainda representam apenas 49% da população empregada e há sectores em que essa desigualdade é muito maior.” A cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal dá o exemplo das treinadoras no desporto, em que as mulheres são ainda amplamente minoritárias, e destaca o muito que é ainda preciso fazer de caminho na luta pela igualdade.

Na intervenção final, João Ferreira explica os muitos direitos e lutas que confluem no direito à cidade e o papel central das mulheres nessa luta. Transformar as mulheres em protagonistas da resolução dos problemas da cidade é uma forma de conseguir uma maior igualdade entre homens e mulheres.

“A CDU tem em Lisboa como consigna o direito à cidade. Isso expressa a necessidade de lutar por algo que foi sendo posto em causa: Nós vimos surgir em Lisboa múltiplas desigualdades que negam este direito à cidade: no acesso à habitação, à mobilidade, aos serviços públicos de qualidade, ao recreio, à cultura, ao desporto, a um ambiente e espaço público de qualidade.
Acabar com essas múltiplas desigualdades e exclusões é de vital interesse para todas as mulheres da cidade, porque também elas sofrem dessas desigualdades, e muitas vezes são aquelas que em muitos campos sofrem uma desigualdades acrescida. É por isso que elas são, no nosso entendimento, destinatárias privilegiadas e protagonistas destas lutas.”

“Para a CDU, nesta batalha que estamos a travar as mulheres têm a maior importância, desde logo porque as medidas programáticas que propomos cobrem várias áreas que são do interesse das mulheres e dos homens, mas também temos medidas em relação à desigualdades e problemas que afectam especificamente as mulheres. Mas sobretudo, nós realçamos a necessidade das mulheres serem as grandes protagonistas das lutas pelo direito à cidade, em conjunto com todos os sectores que lutam por uma cidade mais bela e mais justa.”, defendeu o vereador do PCP.”